segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Deus ordenou Noé fazer a Arca apenas para ele e sua família, pois a porta da Graça já havia fechado para os demais

Por: Edes
Depois do artigo abordando um assunto que irá trazer muita polêmica, que foi a questão da chuva e a neblina, quero apresentar outro tema que irá causar estranheza a muitos pregadores. Digo isso porque até o momento não encontrei nenhum artigo ou pregador que esteja de acordo com minha interpretação. A pregação é sempre a mesma, aprendida de sempre com os mais velhos – Noé pregava para que o povo pudesse se arrepender dos seus pecados, e até ajuda-lo a construir a Arca para que pudessem se salvar através dela. Existem até vídeos, e gravações em LPs que desde criança eu já ouvia, onde mostra um Noé pregando o arrependimento e um povo duro de coração o criticando e chamando de louco ou caduco. Pois bem, neste artigo quero jogar por terra todo esse tipo de visão em relação a Noé e seus contemporâneos no período em que ele construía a Arca. Posso dizer sobre isso, que provavelmente Noé nem realizou mais nenhuma pregação a partir do momento em que Deus o ordenou a construir o grande barco. Vou explicar: para início de conversa vamos meditar no seguinte texto: Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” Gen. 6.8 e 9.
Observe que nos vv. 8 e 9, o escritor do Gênese dá testemunho de Noé falando do seu perfil moral e espiritual, destacando sua justiça e integridade e seu andar com Deus, em contraste com a vida imoral que levava seus contemporâneos, e que ele havia achado graça aos olhos de Deus. Ora para Noé ser um homem justo como a própria Bíblia afirma, ele não somente se apartava do pecado, da vida imoral daquela sociedade, mas também se preocupou em pregar sobre o verdadeiro modus vivendi que agradaria a Deus, conclamando as pessoas a se voltarem para o seu Criador, por isso o Apóstolo Pedro faz referência a ele como o pregoeiro da Justiça (2 Pe. 2.5), suponhamos que Noé durante quase cinco séculos de sua vida passou pregando sobre a Justiça divina, até que ouve um momento em que Deus disse: basta! Agora já não darei mais oportunidade a essa geração – já ouviram demais a minha palavra, mas continuam endurecidos. “Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra”(v. 13). Preste atenção a expressão usada por Deus: “Resolvi dar cabo de toda carne”. O termo “resolvi” significa, decidi, determinei. A expressão “dar cabo” significa, destruir totalmente. Resumindo, primeiro Deus analisou a situação do povo e viu que ele não queria se arrepender, então tomou a decisão de destruí-lo totalmente da face da terra. Sendo assim eu pergunto: Quando Deus toma uma decisão ou determina sobre uma questão Ele volta atrás? Claro que não! Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Num. 23.19).
Depois de ter determinado a destruição de toda a humanidade, Deus tomou outra decisão em relação a Noé e sua família – a de construir uma Arca para sua salvação do grande dilúvio que seria enviado sobre a terra. Essa verdade está contida no seguinte texto: “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos” Gen. 14 e 18. No verso 14 Deus ordena Noé fazer a Arca, mas no verso 18, Ele deixa bem claro que com ele (Noé) faria uma aliança ou acordo. Ora Deus estava fazendo uma aliança apenas com Noé, e não com outras pessoas. Depois Ele diz: entrarás na Arca: tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. E ponto final! Ninguém mais estava autorizado a entrar para se salvar, pois a porta da Graça já havia se fechado para os desobedientes, e isso se deu quando Deus ordenou Noé construir a Arca, e não quando o anjo fechou a porta da Arca após sua conclusão. O escritor do livro aos Hebreus escreve: "Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" Heb. 11.7. Ele deixa claro que a Arca foi construída para a salvação apenas de Noé e sua familia. Então, essa história de que Noé pregava convidando o povo para ajudá-lo a construir a Arca para que pudesse ser salvos, é uma mensagem sem embasamento bíblico e constitui um atentado contra a palavra de Deus.
A moral desta história é que a porta da Graça divina para a salvação pode se fechar a qualquer momento para o cristão que brinca com Deus, por viver obstinadamente na prática do pecado.Existem muitas passagens bíblicas relacionadas ao episódio do grande dilúvio, mas nenhuma interpretação que for dada a elas, terá condições de refutar esta verdade tão bem explícita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

PÁGINA INICIAL