terça-feira, 20 de outubro de 2009

AÇÃO DE GRAÇAS – RECONHECENDO A DEUS PELOS SEUS BENEFÍCIOS

Esboço para Sermão

Texto: (I Tes. 5:18) Em tudo dai graças, porque esta é
a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

INTRODUÇÃO: Os benefícios de Deus foram a força que nos impulsionara a estarmos aqui neste momento com dois objetivos principais: Louvá-lo pelo que ele é, e prestar-lhe um culto de ação de graças por todos os seus benefícios. Pois, só ele é digno de todas as honras e todas as glórias.

I – O SER HUMANO É INGRATO POR NATUREZA. VEJAM ESTE EXEMPLO
1.1. Os dez leprosos (Lc. 17:17)

II – AÇÃO DE GRAÇAS - A VONTADE DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS
1.1. Aos israelitas (Festa das Semanas) Ex. 34:22.
1.2. A todos os cristãos. I Tes. 5:18

III – NO CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS O CRISTÃO:
1.1. Reconhece que tudo pertence a Deus.
(Sal. 24:1) “DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.
1.2. Reconhece o favor divino.
(Sal.127:1) “SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

CONCLUSÃO: Tudo que somos e temos devemos em primeiro lugar a Deus que do céu abençoa o seu povo, inclusive os maus e ingratos (Mat. 5:45) “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”.
Diante de tantas bênçãos recebidas da parte de Deus seria muita ingratidão não reconhecê-lo
das formas que ele mais se agrada que foi esta ação que acabamos de realizar neste momento.
Que todos tenham sempre o discernimento espiritual para reconhecer os favores divinos e a humildade para sempre estar disposto a agradecê-lo.


Pregado em 22/12/08
Culto Ação de Graças
Irmã A. Clara

O PIOR POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS

Estamos no auge (09/08) das campanhas eleitorais para os cargos de prefeitos e vereadores, e talvez você comece a se lembrar daquele político que administrou o seu município durante quatro anos levando-o ao estado de extrema miséria; ao deixar as ruas esburacadas, funcionalismo sem receber seu salário, fornecedores a ver navios, alunos sem a merenda escolar, hospitais sem médicos e medicamentos, enfim, um patrimônio condenado a sofrer as conseqüências de sua corrupção e descaso. Contudo isso que você possa estar imaginando, poço afirmar que o pior político de todos os tempos não é esse aí que usou de má fé para com o seu eleitorado. Claro que não! Refiro-me a outro político.
Se você não sabe, o pior político de todos os tempos chama-se SATANÁS. Por pior que o ser humano possa ser, jamais podemos compará-lo, tendo em vista tanto mal que ele vem causando a humanidade.
A própria palavra “SATANÁS” no hebraico (Língua original da Bíblia) quer dizer, ADVERSÁRIO.
A Bíblia deixa claro em seus registros que a partir do momento em que ele deixou que o orgulho tomasse conta do seu ser, passou a partir daí, a reunir os anjos, com o objetivo de usurpar o trono de Deus. Daí em diante, se tornou o maior adversário de Deus e de todas as suas criaturas, e com as suas estratégias, tem procurado seduzir o maior número de pessoas a filiar ao seu partido.
Talvez o caro leitor fique a se perguntar: Como Deus sendo tão bom veio a criar um ser tão maligno assim?
Creio que esta pergunta tem sido feita por muitas pessoas espalhadas pelo mundo afora. Mas, a verdade, é a de que tudo o que Deus fez foi muito bom; jamais Ele faria um ser tão ruim assim para trazer ruína a todo o resto da criação.
Sabe o que diz a Bíblia a respeito de satanás quando Deus o criou? Segundo a descrição do Profeta Ezequiel ele pertencia a mais alta categoria de anjos e que o seu aspecto físico sobressaia a todos eles, pois de si irradiava uma grande luz, e a sua beleza e formosura sobressaia a toda a corte angelical como se vê a seguir: “Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas” (Ezequiel 28:12-14.
Esta alegórica profecia direcionada ao rei de tiro mostra claramente o quanto LÚCIFER era portador de tantos privilégios, e nos versos 15 a 17 mostra, que por se envaidecer, deixou que o orgulho o dominasse a ponto de se rebelar contra a autoridade do Deus Todo Poderoso. O profeta Isaias, traça o mesmo perfil ora descrito por Ezequiel e mostra como sofreu as cosequencias de sua rebelião ao ser precipitado na terra; com as seguintes palavras: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti”.
O Profeta Isaias ao descrever a ruína de satanás após a sua rebelião contra o Senhor diz: “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” (Is.14:12-150).
No livro de Apocalipse (12:4) o Apóstolo João descreve uma visão concedida por Deus, em que esse arquiinimigo de Deus é jogado do céu e com ele a terça parte dos anjos, que com suas astúcias havia conseguido afilia-los ao seu partido. E diz mais: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Apocalipse 12:9)”.
Agora que já sabemos como era o pior político de todos os tempos quanto ao seu estado original, vamos conhecer o seu verdadeiro caráter e quais são os seus objetivos após conquistar o seu coração.

PORQUE COMPARAR SATANÁS A UM POLÍTICO?

O título concedido a esse ser neste texto não veio por acaso, nem tive a insensatez de fazer deste título uma brincadeira. Pelo contrário, foi para mostrar que como principal governante deste sistema mundano, utiliza-se de estratégias jamais usadas até mesmo pelos piores políticos que a história já registrou.
Para que fique bem claro que a idéia de que satanás se encaixa perfeitamente no perfil político precisamos conhecer a definição da palavra “POLÍTICO”, “(gr. Politikos) relativo ou próprio da política”; esta por sua vez significa “ciência do governo dos povos” (1).
Se o político é alguém investido de alguma forma, de certa autoridade no governo, na esfera espiritual satanás é um deles, e isso fica provado em suas próprias palavras conforme registrado pelo Evangelista Lucas: “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero” (Lucas 4:5 e 6).
O Apóstolo Paulo ao escrever aos cristãos de Corinto declara: “...nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (II Corintios 4:4).
Deu para perceber que no Evangelho de Lucas o próprio diabo se diz governante dos reinos do mundo, e que na carta aos coríntios Paulo afirma que satanás é o deus deste século? Portanto, não resta mais dúvida; satanás é realmente um político, e como prova disso todos nós (Aqueles que estudam a Bíblia) constatamos o quanto os segmentos da sociedade, a mídia em geral, as ciências, culturas, etc., inclusive a área religiosa estão afetadas com as suas maléficas influências demoníacas.

PORQUE ELE É O PIOR POLÍTICO?

Dentre muitos nomes associados ao seu caráter maligno está o de “APOLLYON” (grego) “ABADDON” (hebraico) que significa destruidor.
Que tipo de cidadão gostaria de eleger um político, que ao invés de dar continuidade ao progresso do seu município ou pais, o levasse a uma literal destruição?
Muitos por não examinar as escrituras sagradas, não percebem as eminentes conseqüências com as quais estão a se depararem pelo motivo de darem ouvidos aos seus enganos. Pois uma das atividades do diabo é a de enganar as nações como escreveu o Apóstolo João: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).
Veja como neste texto ele é chamado de antiga serpente, pois foi personificado em uma serpente que ele conseguiu através do engano, induzir o primeiro casal ao pecado e conseqüentemente à morte e todas as conseqüências inerentes a ela.
Depois de satanás deixar com que o orgulho o dominasse de tal forma a fazê-lo rebelar-se contra a soberania de Deus, ele jamais se firmou na verdade, e desde então, revoltado por ter os seus planos frustrados e conseqüentemente recebido a pior sentença que alguém poderia receber; vêm de todas as formas, tentando vingar de Deus, causando males as suas criaturas. Jesus, se referindo ao que satanás vem causando ao ser humano diz: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...” (João 10:10).
Esse inimigo cruel que bate a porta do seu coração disfarçado de ovelha, mas que no seu interior é um lobo devorador, normalmente aparece como o político maquiavélico de nossos dias tentando aproveitar da ingenuidade daqueles que não encaram as realidades da vida com certa prudência. Depois de conquistar o coração do indivíduo com a poderosa arma que é a sedução (Termo que significa: enganar, corromper por meio de insinuações ou falsas promessas; persuadir à prática do mal ou ao desvio dos bons costumes; fazer cair em erro ou culpa) (2), o diabo leva-o a um estado de extrema ruína. Rouba-lhe a paz, destrói suas amizades, tira-lhe os bens, destrói a sua vida e ainda lhe conduz para o inferno, lugar que foi preparado para ele e seus anjos. Portanto, pegue os conselhos do Apóstolo Pedro que diz: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8).
Amigo leitor, provavelmente você é uma pessoa que quer o melhor para o lugar em que você mora, por isso sempre se preocupa em conhecer o perfil do candidato que pretende escolher para proporcionar dias melhores para a sua sociedade, isso é muito bom, pois todos nós queremos viver dias melhores. Pensando nisso, não seria motivo de maior preocupação o nosso futuro eterno? Saiba que estar afiliado ao partido de satanás é estar no mesmo barco (Lago de fogo) com ele para toda a eternidade.

Anotações bibliográficas:
(1) – LAROUSSE ÁTICA – Dicionário da Língua Portuguesa –1ª Ed. 2001 – São Paulo –SP.
(2) - FERREIRA, Ivone – Livro de Actas – 4º SOPCOM – Universidade da Beira Interior

O CRISTÃO DIANTE DOS PROBLEMAS

No decorrer da minha vida como cristão tive que deparar com situações adversas, a ponto de experimentar uma situação de abatimento. Nessa ocasião, houve alguém que por motivo de ingenuidade e má informações, chegou a afirmar que o crente não poderia ser acometido de depressão, pois já tinha ouvido falar que essa doença tinha origem diabólica.
Essa idéia de que o cristão não pode chegar a um estado depressivo ou sofrer algum tipo de abatimento ao deparar-se com problemas aparentemente insolúveis sempre surge na mente de muitos que não tiveram a oportunidade de serem submetidos a duras provas.
Com respeito a essas afirmações de que o cristão verdadeiro não pode ser acometido de um estado de abatimento emocional, pergunto: essas pessoas possuem alguma sustentação bíblica para tais argumentos, ou firmam-se apenas em teorias humanas? Para mostrar o engano desses que fazem tais afirmações convido o caro leitor para conferir na Bíblia sagrada, fatos ocorridos na vida de grandes personagens da história sagrada, e o que tais circunstâncias vieram causar no estado emocional dos mesmos.
Ao falar de sofrimento, o que primeiro vem à mente da maioria dos leitores da Bíblia são os nomes de grandes personagens: Do velho testamento (JÓ) e do novo (JESUS CRISTO) o maior e mais importante.
Ao referir a Jó, lembramos em primeiro lugar do seu sofrimento e paciência que demonstrou diante da calamitosa situação que teve de enfrentar. Entretanto, houve momentos em sua vida, que se sentiu acuado com tanto sofrimento que chegou a dizer: “A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma” Jó 10.1.
O sofrimento na vida desse homem de Deus foi tão cruciante, que ele sentiu grande amargura na sua alma. Em outras palavras, ele preferia em seu ânimo à morte a viver. Era o estado de quem se encontrava com certo grau de depressão. Elias, um grande profeta de Deus, que após ter saído fugindo da má Jezabel; moído pelo cansaço, fome e sede, e atormentado pelo medo, disse: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” I Reis 19.4. Elias como profeta de Deus, poderia não ter chegado a tal extremo, pois bem conhecia o Deus que servia e o que ele era capaz de fazer por quem ele ama. Mas, como nós (Humano), ele enfrentava as mesmas fraquezas nossas, como por exemplo, ser tentado a duvidar do cuidado que Deus tem para com os seus.
No novo testamento temos como maior exemplo em tudo, o próprio Jesus. Ele foi moído pelos nossos pecados, a sentença de morte imposta por Deus como punição pelo pecado dos homens recaiu sobre o inocente Jesus que se ofereceu para morrer em nosso lugar. E esse preço ficou muito alto pra Ele, pois teve uma morte lenta e dolorosa. Nos momentos mais críticos de seu suplício Ele se sentiu abatido de tal forma, que pediu ao Pai que se fosse possível passasse dele aquele sofrimento.
Prezado leitor, qualquer um de nós está sujeito a sentir abatido em algum momento, pois somos humanos tendentes a ceder a imposições das circunstâncias.

QUAL DEVE SER A NOSSA ATITUDE DIANTE DA ADVERSIDADE?
Geralmente quase todas as pessoas quando se depara com algum problema procura em primeiro lugar o dinheiro, amigos e tudo que está ao alcance de sua vista tido como uma possibilidade. Porém, ao examinarmos a Bíblia sagrada deparamos com conselhos e exemplos maravilhosos legados por pessoas que tiveram grande afinidade com Deus, e que ao passar por momentos de sofrimento, valeram-se dos recursos divinos. Segundo suas declarações podem descobrir qual o segredo que garantiu a vitória a essas pessoas. Veja o que o salmista disse no momento difícil de sua vida: “Na minha angústia clamei ao Senhor, e me ouviu” Sl. 120:1.
Observou o que foi dito? CLAMEI AO SENHOR! Esse foi o segredo. O que você está fazendo? Correndo atrás de seus amigos, parentes, conhecidos e vizinhos para socorrê-lo? Já que seus recursos são poucos, porque não conta isso primeiro para Deus, clamando-o por socorro, nas madrugadas, com jejuns e oração?
Também é de um dos salmistas essa declaração: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” Sl.125.1. Observou qual o segundo segredo pelo qual os homens e mulheres de Deus foram vitoriosos? CONFIARAM EM DEUS! Seria isso o que você está fazendo? Ou está confiando nos bens que você possui; no seu diploma; nos seus entes queridos? Confiar inteiramente em Deus é entregar o seu problema a Ele e descansar enquanto chega com a resposta.
Agora veja o terceiro segredo do salmista: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Sl. 40.1. Então está aí os três segredos para você vencer o problema que o atormenta: CLAMAR, CONFIAR E ESPERAR A HORA DE DEUS. Se você já clamou, está confiante, agora é só esperar à hora de Deus agir. Existe um adágio popular que diz: “Deus tarda, mas não falha”; porém eu vos digo: Deus não tarda nem falha, Ele chega na hora certa. Você lêu (João 2.4) o que Jesus disse para Maria quando ela disse a Ele que o vinho havia acabado? “Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.”
Prezado leitor, Deus jamais despreza aqueles que com humildade, confiança e perseverança o buscam na hora da provação. Você não está livre dos problemas, mas tem como se sair deles porque Deus te ama e quer o melhor para sua vida.

COMO ADQUIRIR VIGOR ESPIRITUAL

Enquanto estivermos neste corpo físico estaremos sujeitos a corruptibilidade, como: Rugas, cansaço, fraqueza, perca da capacidade de quase todas as nossas faculdades, etc.
Todas essas deficiências são sintomas apresentados pela ação dos anos sobre o nosso corpo físico e que nos incapacitam de realizarmos certas atividades e mantermos o mesmo desempenho que apresentávamos quando ainda jovem.
Salomão apresenta uma descrição detalhada das características de uma pessoa idosa e convida o jovem, para lembrar-se de Deus em sua juventude, com as seguintes palavras: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes. E cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; e as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as vozes do canto baixarem; como também temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto ser um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se quebra a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço. E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ecles. 12:1-7).
Esse processo de envelhecimento com suas implicações apresentadas pelo sábio são irreversíveis. Por mais que a pessoa queira, e a ciência descubra remédios, métodos e outros recursos com o objetivo de retardar os aspectos físicos provenientes do envelhecimento, jamais conseguirá evitá-los um dia. As cirurgias plásticas e outros recursos descobertos pela ciência médica têm melhorado a aparência física e o estado psicológico de muitas pessoas; porém, as pessoas submetidas a tais tratamentos, um dia chegarão a conclusão de que não resta mais nada a fazer no sentido de deter as reações dos anos sobre o seu corpo, até que por fim venha a morte. Portanto, o nosso homem exterior está condenado por natureza, ao envelhecimento e suas conseqüecias a menos aqueles que morrem em sua infância e juventude. No entanto, para os servos de Deus, tem uma promessa encorajadora nas Escrituras sagradas: “Por isso não desfalecemos: mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” 2 Co. 4:16
Biblicamente o homem interior (Vida espiritual) é a única parte do nosso ser que não está sujeita a corruptibilidade causada pela idade.
O profeta Isaias apresenta um contraste entre a pessoa jovem sem Deus, e a idosa serva de Deus, quando escreve: “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” Is. 40:30 e 31.
Que promessa alentadora esta! Você já imaginou depois de velha, ter forças para fazer coisas que os novos fazem? E mais importante ainda, porque se trata de forças espirituais para vencermos as lutas e provações do dia a dia.
As pessoas quando pretendem melhorar seu preparo físico procuram a orientação de um especialista. O profeta, antes que alguém o procurasse, enfatizou que para obter vigor espiritual é necessário ESPERAR NO SENHOR.
Essa fórmula aparentemente simples tem sido para muitos, como algo difícil de ser seguido; isso porque, esperar quando tudo está bem para o nosso homem exterior, é fácil, mas, quando a pessoa se encontra em um beco sem saída; a maioria prefere insistir tentando os recursos papáveis e visíveis. O que termina muitas vezes, por piorar a situação.
A falta de paciência quando se espera pelo cumprimento da promessa de Deus constitui-se numa demonstração de desconfiança nEle. Pois, ao invés de confiar, a pessoa passa a duvidar da onipotência, da onisciência, do amor e do cuidado que Deus tem para com aqueles a quem Ele ama. A falta de paciência em aguardar a hora de Deus agir em nossas vidas pode constituir grave pecado de orgulho espiritual (Sentimento de independência). O rei Saul, primeiro rei de Israel foi rejeitado por Deus para não ser mais o rei de Israel justamente porque não teve a paciência para aguardar a chegada do Profeta Samuel para oferecer o sacrifício. Percebeu como o fato de não esperar em Deus pode trazer conseqüências desastrosas para a nossa vida?
Para esperar no senhor quando tudo vai de mal para pior é necessário o cristão ter grande afinidade com Deus e certa maturidade espiritual. Caso contrário, ele fracassará. Mas para aqueles que confiam no Senhor e espera por Ele, jamais será decepcionado.
O cristão que tem suas forças renovadas passa a enxergar os problemas de um prisma diferente. Antes os via como montanhas à sua frente, agora, como águia; os vê embaixo dos seus pés. O que era como grandes montanhas, agora são vistos como uma planície.
Em Deus nos rejuvenescemos. E rejuvenescidos, temos forças para enfrentarmos os problemas com fé e esperança – jamais recuamos diante deles. Faremos como o atleta que corre sem se esmorecer na direção do prêmio que está à sua frente.
Não desista. Creia e espere em Deus e Ele fará de você um vencedor!

COM DEUS NÃO SE BRINCA

Em meio a tantos questionamentos e manifestações contrárias a existência de Deus, tenho percebido como a insensatez permeia na mente de tanta gente neste mundo. Pessoas, que por algum motivo, ignorância ou exibicionismo, banalizam o nome de Deus, como se Ele não existisse. Ou quem sabe, por achar que o Deus dos evangélicos seja igual aos demais espalhados por todo o mundo, feitos de barro, madeira, papel, e ou qualquer outra matéria reciclável. Tais pessoas traem suas próprias convicções simplesmente para satisfazer seu orgulho e vaidade, sem pensar nas conseqüências futuras.
Diante de tantas formas de negação da existência de Deus, quero deixar claro – Deus existe e não aceita desafios. Um dia Ele chamará todos diante dEle para o acerto de contas que está reservado para o dia do juízo. Mas, para que você saiba que Deus é soberano e julga com justiça o culpado, mesmo nesta vida; deixo neste artigo, algumas lições que a história tem registrado.
Para começarmos nosso passeio no mundo dos insensatos quero começar contando uma pequena história sobre Nabucodonosor, rei de Babilônia, conhecido no mundo inteiro pelas suas realizações; como por exemplo, os jardins suspensos de Babilônia, contados como uma das sete maravilhas do mundo antigo. Nabucodonosor, empolgado com tanto poderio e fama espalhados pelo mundo, encantado com tanta imponência e beleza de sua cidade, disse certo dia:”NÃO É ESTA A GRANDE BABILÔNIA QUE EU EDIFIQUEI PARA A CASA REAL, COM FORÇA DO MEU PODER E PARA A GLÓRIA DA MINHA MAGNIFICÊNCIA?” Dan. 4:30
Sua arrogância e orgulho haviam chegado ao ponto mais elevado, pois ousou tomar para si, a glória que devia ser dada ao Deus todo-poderoso (Pois jamais faremos alguma coisa se Deus não nos ajudar), mas, como Deus não dá a sua glória a ninguém, tão pouco, deixa que suas criaturas O escarneça; naquela mesma hora decretou a sua sentença, quando uma voz caindo do céu disse: “PASSOU DE TI O REINO. E SERÁS TIRADO DENTRE OS HOMENS, E A TUA MORADA SERÁ COMO OS ANIMAIS DO CAMPO; E FAR-TE-ÃO COMER ERVA COMO OS BOIS, E PASSAR-SE-ÃO SETE TEMPOS SOBRE TI; ATÉ QUE CONHEÇAS QUE O ALTÍSSIMO TEM DOMÍNIO SOBRE OS REINOS DOS HOMENS E OS DÁ A QUEM QUER” Dan. 4:31ª e 32.
Depois de alguns anos algo surpreendente aconteceu com o rei Belsazar, sucessor de Nabucodonosor. Certo dia enquanto festejava com seus amigos, mulheres e concubinas, mandou trazer os utensílios do templo que Nabucodonosor havia trazido do templo de Jerusalém e começou a profaná-los utilizando-os em suas orgias (Dan. 5). Naquele ínterim, enquanto estavam esquentados pelo vinho, uma mão misteriosa apareceu na parede daquela sala lavrando a sua sentença. Naquela mesma noite o seu reino foi invadido pelos persas.
Outro caso que serviu de exemplo foi o de Herodes Agripa. Certa vez, quando na tribuna de um tribunal, dirigia a palavra, foi aplaudido pela multidão que dizia: VOZ DE DEUS, E NÃO DE HOMEM. E por ele não direcionar aquelas glórias que recebia do povo, para Deus, o anjo do Senhor o castigou, e naquela mesma hora morreu comido de bicho.
Recentemente, outros fatos semelhantes aconteceram:
NIETZSCHE, em seus livros: “ Assim Falou Zaratustra” e “A Gaia da Ciência” colocou na boca de dois de seus personagens, a mensagem de que ele havia matado Deus. Resultado: Nietzsche morreu louco.
O TITANIC é uma das histórias mais conhecidas sobre a recompensa daqueles que ousaram desafiar a Deus. O ano era 1912 quando foi construído o maior e mais potente navio da história, até então. Empolgados com sua imponência, seus construtores ousaram desafiar a Deus, ao afirmarem, que nem Deus o afundaria. Para decepção tanto dos construtores, como dos meios de comunicação que divulgaram tal afronta, na sua primeira viagem ele bateu em um iceberg e naufragou.
JOHN LENNON disse que seu grupo musical era mais popular do que Jesus. Resultado: foi morto por um de seus fãs.
TANCREDO NEVES após ter sido eleito a Presidência da República, disse que nem Deus o impediria que ele subisse a rampa do Planalto.
Todos sabem o que lhe aconteceu. Foi acometido de uma misteriosa enfermidade que nem os melhores médicos dos Estados Unidos conseguiram curá-la. Resultado: Não subiu a rampa.

Diante de fatos como esses muitos céticos chegam a se expressarem das formas mais irreverentes possíveis, como certo indivíduo que em seu site chegou a dizer: “Aliás, que tipo de deus é este que vocês acreditam? Seria ele um deus que sofre de baixa auto-estima e precisa reagir violentamente sempre que provocado?...”
Expressões como essas nos deixam extremamente horrorizados e indignados, mas, ao mesmo tempo tristes, pois percebemos que a falta do conhecimento de Deus é a causa de tanta soberba e orgulho nos corações dessas pessoas. Palavras como essas de desrespeito e blasfêmia contra o Criador é a confirmação do que o Apóstolo Paulo escreveu dizendo que o deus deste século (diabo) cegou o entendimento dos incrédulos para que a luz do Evangelho não resplandeça sobre eles, e assim venham a cometer todo tipo de pecados contra Deus.
Prezado leitor, a reação de Deus em resposta as irreverências humanas, consiste no fato da manifestação de sua justiça retribuitiva ser automática as vezes que a sua santidade e soberania for atacada. Em outros casos, ele deixa para o dia do juízo final.
Deus é soberano, e por esse atributo ele governa o céu e a terra. Ele é o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores; o Deus grande e poderoso (Dt. 10:14-17).
Sendo o nosso Deus soberano ele está perfeitamente certo ao reagir com rigor às manifestações de desrespeito a sua santidade e autoridade.
O fato da manifestação da justiça divina contra os rebeldes não compromete os seus atributos como bondade, nem mesmo traços da sua personalidade como o amor.
O objetivo do castigo ao infrator é o de fazer com que a sua soberania seja sempre reconhecida pela humanidade.
Prezado leitor, você já imaginou uma sociedade que não respeita as leis e as autoridades? Não seria um verdadeiro caos? Pois bem! Pior seria para este mundo se não houvesse um Deus para ser temido.

UM RECADO DO CÉU PRA VOCÊ

Transcorriam os quarenta dias em que Jesus havia morrido e ressuscitado, período em que por várias vezes aparecera aos seus discípulos.
No final desses quarenta dias ele reuniu os seus discípulos no Monte das Oliveiras para instruí-los acerca da pregação do Evangelho. Enquanto falava, seus discípulos perceberam que ele começava a subir. Enquanto ele se distanciava da terra, uma nuvem o encobriu das vistas de todos que se encontravam presentes.
Poço imaginar o quanto foi emocionante para seus discípulos, aquele momento!
Momento de alegria por ter a companhia de Jesus que havia ressuscitado, mas, de repente, perceberam que havia chegado o momento de deixá-los para retornar ao céu de onde viera. Creio que alguns até derramaram lágrimas pela partida do mestre, mas, enquanto estavam perplexos com aquela cena inédita, dois anjos apareceram para trazer-lhes uma notícia animadora que serviria de ânimo para continuarem a missão de testemunharem de tudo que havia acontecido a Jesus, de seus ensinos e de seus planos para com a humanidade. Quando disseram: “VARÕES GALILEUS, PORQUE ESTAIS OLHANDO PARA O CÉU? ESSE JESUS, QUE DENTRE VÓS FOI RECEBIDO EM CIMA NO CÉU, HÁ DE VIR ASSIM COMO PARA O CÉU O VISTES IR” Atos 1:11.
Diante de um mundo caótico como este com tanto sofrimento e desespero, muitas pessoas perderam a perspectiva de um futuro melhor; e na vontade de mudar o curso de suas vidas fizeram investimentos, dispuseram de bens, enfim, fizeram o impossível, mas, cada vez mais, seus problemas tem se agravado; chegando ao ponto de comprometer sua fé, ao descrer da existência de Deus e de que a promessa da vinda de Cristo não passa de uma fábula. Mas, Jesus jamais deixaria seus planos caírem por terra, pois foi para salvar o homem que ele veio a esta terra para morrer. E agora com tudo consumado retornou ao céu para aguardar a hora em que o seu pai (Deus) ordene que ele venha buscar aqueles que com paciência o aguarda para salvação. O próprio Jesus apareceu a João quando ele se encontrava exilado na ilha de Patmos e disse: “E EIS QUE CEDO VENHO, E O MEU GALARDÃO ESTÁ COMIGO PARA DAR A CADA UM SEGUNDO A SUA OBRA” Ap. 22:12.
Prezado leitor, não se esqueça desses recados vindos do céu, mas aguarde a vinda de Jesus com paciência, pois ao chegar ao céu jamais você se lembrará de tudo que já sofreu na terra.
Conta-se que certo pai de família partiu para uma longa viagem, deixando em casa seu filhinho inconformado.
O menino perguntava a mãe insistentemente quando seu pai retornaria, pois o pai havia dito apenas:
- Voltarei no próximo outono.
O filho era uma inocente criança, mas já sabia distinguir bem as estações do ano, que são bem definidas na Europa. Ele sabia que no outono caem as folhas amarelecidas das árvores e, por isso vigiava constantemente.
A mãe sabia que o filhinho estava contando os dias do retorno do pai, de quem também sentia muita falta. Todas as manhãs corria à janela para observar a mudança no tempo. Um dia percebeu:
- Mamãe, vejo que as folhas das árvores começaram a amarelar; será que está próximo o outono?
- Sim meu filho, o outono está próximo. O menino exultou de alegria. Queria preparar-se para receber o pai, e começou a tomar as providências para recebê-lo.
Ao referir à ocasião da sua volta disse Jesus que quando a figueira começasse a brotar, estaria próximo o verão (sua volta). E a figueira da qual se referiu Jesus é o Estado de Israel que ganhou autonomia política no ano de 1948, portanto, o que nos resta é estarmos preparados, pois a qualquer momento ele virá!

NATAL - UMA FESTA CRISTÃ OU INVENÇÃO PAGÃ?


O mundo cristão comemora no dia 25 de dezembro o natal de Jesus Cristo. Nesses eventos sempre estão presentes, dentre outras, o pinheiro, o papai Noel, presentes, luzes, panetones, etc. Ocasião em que cristãos sinceros, por desconhecerem as verdadeiras origens dos elementos que compõem este evento, comemoram como se estivessem fazendo algo agradável a Deus.
Neste espaço, quero que aqueles cristãos sinceros que jamais tiveram a intenção de associar às práticas pagãs, saibam como tudo começou.
Em primeiro lugar citarei como exemplo e como um ponto para reflexão, a data de 25 de dezembro, popularizada pelo mundo cristão.
JESUS NASCEU REALMENTE EM 25 DE DEZEMBRO?
Você sabia que segundo a maioria dos estudiosos da Bíblia Jesus não nasceu nessa data? Veja por quê: Em primeiro lugar, para a nossa análise, citarei duas passagens bíblicas. A primeira: “E ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc.2:1-7.
Segunda: “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura”(Lucas 2:8-12).
Diante do primeiro relato pergunto: O Imperador deixaria de decretar o recenseamento numa estação do ano em que as condições climáticas fossem favoráveis, para submeter seus súditos à situações cruciantes impostas pelo frio? Claro que não!
Segundo historiadores, astrônomos e metereologistas que estudaram o clima da Palestina na região em que a Bíblia aponta para o nascimento de Cristo, nessa época do ano (25 de dezembro) os termômetros chegam até 2.8 graus abaixo de zero, o que desfavorecia as condições para a realização do recenseamento decretado pelo Imperador César Augusto, bem como impossibilitaria a estadia dos pastores com seus rebanhos no campo, ao relento. Devido a esses fatores negativos, se confirma o que diz o TALMUDE judaico, na Palestina, em que afirma, que as ovelhas eram levadas para o campo no mês de março e trazidas para os currais no início de novembro.
Numa visita do Pastor Severino Pedro da Silva à Palestina, ele constatou que nessa data, os pastores mantêm seus rebanhos nos currais. Reafirmando, portanto, o que diz o Talmude, e a idéia de que Jesus nasceu em outra data e não em dezembro.
Qual seria então, a data precisa para o nascimento de Jesus, já que fica provado que não houve condições climáticas favoráveis para os fatos que coincidem com o relato do seu nascimento? Não existe. Para alguns historiadores um pequeno número de cristãos que viveram por volta do século III (A.D.) comemorava-se o natal de Jesus, no dia 06 de janeiro ou 25 ou 28 de março; na Palestina e no Egito, comemorava-se no dia 20 de maio. Existe quem acredita que ele tenha nascido no mês de setembro. Afinal, como o cristianismo adotou dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Cristo?
A data de 25 de dezembro foi estabelecida pelo Imperador Aureliano (Ano 275 A.D.), em caráter obrigatório como a data de se comemorar a “Natividade do Sol Invicto” .
A enciclopédia Barsa, Edições Melhoramentos, São Paulo, assim define: “O dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo “como se fosse ele um faraó”. A data atual foi fixada no ano 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitráica (Religião persa, rival do cristianismo nos primeiros séculos), que celebrava o NATALIS INVICTI SOLIS (Nascimento do Vitorioso Sol), e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como a SATURNÁLIA em Roma e os cultos solares entre os celtas e os germânicos”.
QUAL SERIA A DATA MAIS PROVÁVEL?
Para uma boa parte de estudiosos da Bíblia, Jesus teria nascido no dia 14 de Abril (Mês de Nisã). Tais conclusões são resultantes de estudos com base em Exôdo 12, e informações paralelas que afirmam que o cordeiro pascal era sacrificado no dia do seu nascimento. Segundo informações extras bíblicas, os cordeiros que nasciam no dia 14 de Nisã (Abril) eram separados, e no ano seguinte, no mesmo dia, seria sacrificado. Partindo desta informação concluíram que Jesus, como o Cordeiro de Deus (E pascal, por ter morrido na época da páscoa), deve ter nascido no mesmo dia de sua morte.
A ÁRVORE DE NATAL
O pinheiro, como uma das figuras representativas do natal teve origem em Babilônia. Ela era a árvore predileta de Tamuz, filho de Ninrode e Semírames, os principais deuses babilônicos.
O natal babilônico ultrapassou a barreira do tempo e do espaço geográfico e já em Israel se observava esse culto pagão. Jeremias em seu livro escreve: “Porque os costumes dos povos são vaidade; pois se corta do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova” (Jer.10:3 e 4).
Temos informações de que, na Roma antiga já se via esse costume, eles colocavam o pinheiro dentro de casa, com presentes e luzes para homenagear o deus mitológico Saturno.
O uso da árvore de natal veio para o Brasil trazido pelos alemães (Germânicos), na Idade Média. Na época do inverno eles colocavam árvores dentro de casa e as enfeitavam com maçãs com o objetivo de comemorar o aniversário de Adão e Eva, e era chamada de árvore do paraíso.
Hoje a árvore de natal sofreu várias transformações como o caso das maçãs que foram substituídas por bolas multicoloridas, a árvore passou a serem artificiais, as velas que eram usadas pelos babilônicos para homenagear o deus sol foram substituídas pelas luzes artificiais, etc.
O PAPAI NOEL
O bom velhinho que se apresenta de barbas brancas, saco às costas, vestido em um roupão de cores vermelhas e brancas, touca na cabeça e distribuindo presentes, é a representação de um deus do catolicismo por nome de São Nicolau de Mira, conhecido também como São Nicolau de Bari, padroeiro da Rússia, Noruega e Grécia. É também patrono dos guardas noturnos e dos coroinhas de Bari onde está sepultado.
Acredita-se que esse tal de Nicolau tenha nascido em Petra na Ásia Menor (Turquia) no século III e falecido no dia 06 de dezembro de 342 a. D.
Como acontece a todas as pessoas canonizadas pelo catolicismo, depois de atribuir a ele muitos milagres, a igreja resolveu canonizá-lo. Por causa disso tornou-se muito popular na Europa, e foi designado como protetor dos comerciantes, marinheiros, bem como o título de santo casamenteiro e amigo das crianças.
Como tudo sofre transformação neste mundo, a roupa do Papai Noel não deixou de sofrer suas mudanças. Dizem que até o final do século XIX a sua roupa era marrom. Acredita-se que o seu traje de inverno nas cores brancas e vermelhas, com um cinto preto foi adotado depois de um evento com fins publicitários realizado pela coca cola.
Os pais cristãos devem ensinar aos seus filhos a amarem a verdade e praticá-la. Apóstolo Paulo ao escrever aos irmãos da cidade de Éfeso, disse: “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros“(Ef. 4:25). Como o pai pode repreender o seu filho quando comete uma mentira, se ele ensina que o Papai Noel existe e a noite vai trazer o presente pra ele? Não seria correto, dizê-lo que aquele velho barrigudo vestido de vermelho e com um saco às costas é uma pessoa comum que se trajou daquela forma apenas para atrair as pessoas para o clima do natal? Temos que ter muito cuidado para não conduzir nossas crianças pelo caminho criado por satanás, que é a mentira. Caso contrário estará conduzindo-os, para uma série de outros pecados, pois um abismo sempre conduz a outro abismo, e por fim a condenação eterna. No livro de Apocalipse tem a seguinte advertência: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Apoc. 22:15).
COMO VEIO O COSTUME DE DAR PRESENTES PELA OCASIÃO DO NATAL
O povo acredita que a troca de presentes pelos amigos, e a distribuição que o Papai Noel faz às crianças, tem como fonte de influência o fato dos magos terem levado presentes ao menino Jesus. No entanto, esse é mais um costume que os pagãos trouxeram para o nosso país e que conseguiram envolver até os cristãos verdadeiros.
Dizem que no Oriente Médio, mais precisamente na Palestina e da Babilônia (Iraque), quando o inverno chegava ao ponto máximo e a noite se tornava mais longa, as pessoas realizavam festas e costumavam trocar presentes. Os magos por sua vez, distribuíam presentes para as crianças mais pobres ou para as crianças recém-nascidas. Esse costume se tornou popular só que as datas se diferenciam de determinados lugares para outros. Como por exemplo; enquanto no Brasil esse costume é praticado em 25 de dezembro, em países que sofreram influência espanhola, fazem entrega no dia 06 de janeiro, data em que comemoram a festa dos reis magos; em outros países da Europa realizam-se no dia 06 de dezembro, dia dedicado ao São Nicolau.
UM MOMENTO PARA REFLEXÃO
Sabe-se que os cristãos do mundo inteiro, entram no mesmo embalo dos pagãos para comemorarem no dia 25 de dezembro, o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Muitos compartilham dessas comemorações por motivo de desconhecerem a verdadeira fonte de inspiração para esse evento. A verdadeira inspiração para tudo isso nada mais é, do que a força do paganismo que impera no mundo, a ambição desenfreada do comércio e a intenção maligna de satanás de misturar as coisas profanas ao sagrado. Diante do que acabamos de ver, como tudo começou e se evoluiu, temos que pararmos um pouco e fazermos uma análise sobre o que devemos ou não fazer. Sabemos que o nascimento de Jesus foi importantíssimo para a humanidade, e que, se soubéssemos o dia exato do seu nascimento, teríamos muitos motivos para comemorá-lo, mas, não da forma que os pagãos comemoram; com perus regados ao vinho, mas com um grande culto de ações de graças. Nós não necessitamos de festas que misturam espiritualidade com carnalidade.
Jesus nasceu em nosso coração um dia, por isso o nosso homem interior está sempre em festa. Não precisamos de dia determinados para glorificá-lo, também não necessitamos de dar expansão aos desejos carnais, pois isso jamais o agradaria; pois ele espírito e os seus verdadeiros adoradores o adoram em espírito e em verdade.

Anotações bibliográficas:
- ALMEIDA, Abraão de, - Lições da História – Editora Vida, 1993 – São Paulo – SP.
- SILVA, Severino Pedro da, - CPAD, 1989 – Rio de Janeiro.

QUE PODER TEM OS ÍDOLOS?

ESTAMOS VIVENDO EM UM MUNDO QUE POUCO MUDOU EM RELAÇÃO A BABILÕNIA DE QUATRO MILÊNIOS ATRÁS,OU AO OBSCURANTISMO DA IDADE MÉDIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DE DEUS, ONDE A MAIORIA,VALORIZA MAIS A CRIATURA, AO CRIADOR.
Como num passado bastante remoto, em que pessoas atribuíam a prosperidade de suas lavouras, a fertilidade e o amor, e outros benefícios, a deuses da mitologia babilônica, greco-romana e de outras nações pagãs, em pleno século XXI presenciamos a idolatria sendo praticada de diversas formas e gostos. Temos hoje, somente no Brasil, centenas de deuses fabricados pelos próprios seres humanos.
Para o dicionário LAROUSSE ÁTICA da nossa língua portuguesa, a palavra “ÍDOLO” é uma figura ou estátua de alguma divindade. Num sentido mais amplo ídolo é qualquer coisa ou pessoa que ocupa o lugar de Deus no coração do homem. Porém, no aspecto religioso é a dedicação, veneração ou mesmo a simples crença em uma pessoa ou coisa atribuindo-a poderes e direitos que são restritos apenas a Deus.
A Babilônia antiga foi o berço da idolatria que presenciamos nos dias atuais. Os babilônicos possuíam milhares de deuses mitológicos como Semírames, conhecida por outras nações pelos nomes de Ísis, Istar, Afrodite, Vênus, Diana, Astarte, Asterote, Etc. atribuída a ela a prosperidade no amor, na fecundidade, nas fortificações, nas guerras, etc. Além de personagens que recebiam títulos humanos, eles adoravam também o sol, a lua e astros. Tinham também o costume de divinizar os fundadores de cidades, como foi o caso de Ninrode, que foi divinizado por ter sido o fundador de Babilônia.
Outras civilizações que muito influenciaram o sistema idólatra dos dias atuais, fora o greco-romano através da crença em deuses mitológicos, aos quais eram atribuídas certas responsabilidades perante os seres humanos e a natureza; como exemplos têm: Júpter e Fulgor, que eram os responsáveis em presidirem os relâmpagos; na atualidade quem são responsabilizados por esse ofício é o casal Santa Bárbara e São Jerônimo. Os olhos eram protegidos por Cupido, hoje acreditam que a responsabilidade está com a Santa Luzia.
Nos tempos modernos a idolatria é praticada das formas mais extremas possíveis, pois qualquer pessoa que tenha feito algo de bom em vida, e pelo menos dois milagres atribuídos a ela depois de morta pode ser divinizada e digna de receber adoração e capaz de intermediar pedidos junto a Deus.
Para a bíblia esses atos são abomináveis e afronta diretamente a santidade do Deus verdadeiro.
QUE PODER ELES POSSUEM?
São muitos e variados os milagres que são atribuídos aos ídolos, como se eles realmente fossem divinos, ou se tivessem recebido algum poder de Deus para operar tais milagres; mas, a palavra de Deus tem a resposta certa para tais fenômenos, como se vê: ”Os ídolos deles, são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca, mas não falam; tem olhos, mas não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem; nariz tem, mas não cheiram. tem mãos, mas não apalpam; têm pés; mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam.” Sl. 115.4-8.
A revelação recebida pelo escritor sagrado com relação aos ídolos ficou bastante clara, ao mostrar suas incapacidades físicas e espirituais ao provar que seus membros são inanimados, portanto incapazes de realizar qualquer obra. E o mesmo conclui afirmando que as pessoas que acreditam e adoram tais imagens acabam tornando-se iguais a elas, sem nenhum préstimo.
A BÍBLIA FAZ SÉRIAS ADVERTENCIAS CONTRA A IDOLATRIA.
Depois de ter advertido o seu povo, de várias maneiras de que não tolerava a prática da adoração a outros deuses, o Deus verdadeiro adverte-o de novo como se vê a seguir: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, não te encurvarás a elas nem a elas servirás...” Ex. 20.3-4
Para muitos a questão da imagem é coisa simples, e até usam o termo venerar para insinuar que não estão adorando, e que isso não lhes faz nenhum mal; porém, como vimos no texto bíblico citado, Deus não somente proíbe a adoração, como também o fabricar, e ou mesmo tê-la guardada em sua casa. E tal exigência não é apenas para o povo de Israel do antigo Testamento, pois no novo encontramos várias referências onde os apóstolos insistentemente condenam essa prática. O apóstolo João nos adverte dizendo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!” I Jo. 5.21.
Após uma decisão tomada pelos apóstolos em uma assembléia em Jerusalém para tratar das questões referentes aos novos convertidos não judeus, Tiago disse o seguinte: “Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue”. At. 15.19 e 20.
Apóstolo Paulo nos mostra a gravidade do pecado da idolatria quando escreve: “Não erreis; nem os IDÓLATRAS, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. I Co. 6.10. Para Paulo a idolatria encabeça uma lista de vícios e práticas das piores espécies abominadas por Deus, as quais impedem o homem de entrar no céu. Ao escrever aos crentes de Roma, ele descreve como os homens trocaram a verdadeira adoração devida ao Deus verdadeiro e criador de todas as coisas, pelas coisas vãs deste mundo, quando diz: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!” Rom. 1.21-25
COMO A BÍBLIA CLASSIFICA UMA COMIDA OFERECIDA AOS ÍDOLOS?
Os pagãos da antiguidade ao cultuar seus deuses tinham o costume de oferecê-los algum tipo de alimento como carnes, cereais, bolos, etc. Hoje, não raro presenciamos tais costumes serem praticados por aqueles que ingenuamente pensam estarem fazendo algo de bom para Deus. Porém, para o apóstolo Paulo, tais costumes além de não possuir nenhum valor positivo para o ofertante e para aqueles que participam, ainda traz sérias conseqüências espirituais para os mesmos. De Roma ele escreve aos irmãos de Corinto e adverte-os: “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” I Co. 10.19-21.
QUEM RECEBE A ADORAÇÃO E A PETIÇÃO DIRIGIDA AOS ÍDOLOS?
A devoção aos ídolos é algo que tem atraído pessoas das mais variadas classes sociais e intelectuais, porém, existe uma dificuldade de discernimento no sentido de entender o que realmente estão fazendo e com quem estão se relacionando de verdade, e isso tem como causa dois fatores preponderantes que são: a crença nos milagres que a eles são atribuídos e a cegueira espiritual provocada por satanás o deus deste século 2 Co.4.4. Mas como a bíblia deixa claro, os ídolos não possuem nenhum poder. Portanto, quem recebe a veneração e responde os pedidos são os demônios, pois segundo as sagradas escrituras, satanás possui poderes extraordinários. A esse respeito escreveu Paulo: “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira...” 2 Tes. 2.9.
O homem precisa conscientizar de que não existe outra maneira de se chegar a Deus se não for através de Jesus. Ele disse: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 13.14.
O FASCÍNIO DOS ÍDOLOS.
O ídolo possui grande poder de fascinação, se quiser saber melhor sobre o assunto, basta estudarmos a história bíblica do povo de Israel da época do Reino do Norte e dos cananeus, (povos das nações vizinhas de Israel).
Os israelitas como povo de Deus, sempre foi orientado a não se envolver com a idolatria, sob pena de sérios castigos da parte de Deus virem sobre eles. No entanto, facilmente e por várias vezes foram seduzidos por falsas crendices pagãs de que os ídolos garantiam a resolução de seus problemas. Porém, o que mais os tornavam simpatizantes pelos ídolos era o fato de serem muitos os deuses. O que para muitos seriam melhor e mais confiável devotar-se a muitos, do que a um Deus somente. Outro fator bastante claro é de que a idolatria não fazia nenhuma exigência com respeito a moral, pelo contrário, os cultos pagãos eram acompanhados de grande licenciosidade e embriaguez, algo que como a idolatria, faz parte das obras da carne que são contrárias ao caráter de Cristo.

PÁGINA INICIAL