terça-feira, 20 de outubro de 2009

COMO ADQUIRIR VIGOR ESPIRITUAL

Enquanto estivermos neste corpo físico estaremos sujeitos a corruptibilidade, como: Rugas, cansaço, fraqueza, perca da capacidade de quase todas as nossas faculdades, etc.
Todas essas deficiências são sintomas apresentados pela ação dos anos sobre o nosso corpo físico e que nos incapacitam de realizarmos certas atividades e mantermos o mesmo desempenho que apresentávamos quando ainda jovem.
Salomão apresenta uma descrição detalhada das características de uma pessoa idosa e convida o jovem, para lembrar-se de Deus em sua juventude, com as seguintes palavras: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes. E cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; e as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as vozes do canto baixarem; como também temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto ser um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se quebra a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço. E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ecles. 12:1-7).
Esse processo de envelhecimento com suas implicações apresentadas pelo sábio são irreversíveis. Por mais que a pessoa queira, e a ciência descubra remédios, métodos e outros recursos com o objetivo de retardar os aspectos físicos provenientes do envelhecimento, jamais conseguirá evitá-los um dia. As cirurgias plásticas e outros recursos descobertos pela ciência médica têm melhorado a aparência física e o estado psicológico de muitas pessoas; porém, as pessoas submetidas a tais tratamentos, um dia chegarão a conclusão de que não resta mais nada a fazer no sentido de deter as reações dos anos sobre o seu corpo, até que por fim venha a morte. Portanto, o nosso homem exterior está condenado por natureza, ao envelhecimento e suas conseqüecias a menos aqueles que morrem em sua infância e juventude. No entanto, para os servos de Deus, tem uma promessa encorajadora nas Escrituras sagradas: “Por isso não desfalecemos: mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” 2 Co. 4:16
Biblicamente o homem interior (Vida espiritual) é a única parte do nosso ser que não está sujeita a corruptibilidade causada pela idade.
O profeta Isaias apresenta um contraste entre a pessoa jovem sem Deus, e a idosa serva de Deus, quando escreve: “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” Is. 40:30 e 31.
Que promessa alentadora esta! Você já imaginou depois de velha, ter forças para fazer coisas que os novos fazem? E mais importante ainda, porque se trata de forças espirituais para vencermos as lutas e provações do dia a dia.
As pessoas quando pretendem melhorar seu preparo físico procuram a orientação de um especialista. O profeta, antes que alguém o procurasse, enfatizou que para obter vigor espiritual é necessário ESPERAR NO SENHOR.
Essa fórmula aparentemente simples tem sido para muitos, como algo difícil de ser seguido; isso porque, esperar quando tudo está bem para o nosso homem exterior, é fácil, mas, quando a pessoa se encontra em um beco sem saída; a maioria prefere insistir tentando os recursos papáveis e visíveis. O que termina muitas vezes, por piorar a situação.
A falta de paciência quando se espera pelo cumprimento da promessa de Deus constitui-se numa demonstração de desconfiança nEle. Pois, ao invés de confiar, a pessoa passa a duvidar da onipotência, da onisciência, do amor e do cuidado que Deus tem para com aqueles a quem Ele ama. A falta de paciência em aguardar a hora de Deus agir em nossas vidas pode constituir grave pecado de orgulho espiritual (Sentimento de independência). O rei Saul, primeiro rei de Israel foi rejeitado por Deus para não ser mais o rei de Israel justamente porque não teve a paciência para aguardar a chegada do Profeta Samuel para oferecer o sacrifício. Percebeu como o fato de não esperar em Deus pode trazer conseqüências desastrosas para a nossa vida?
Para esperar no senhor quando tudo vai de mal para pior é necessário o cristão ter grande afinidade com Deus e certa maturidade espiritual. Caso contrário, ele fracassará. Mas para aqueles que confiam no Senhor e espera por Ele, jamais será decepcionado.
O cristão que tem suas forças renovadas passa a enxergar os problemas de um prisma diferente. Antes os via como montanhas à sua frente, agora, como águia; os vê embaixo dos seus pés. O que era como grandes montanhas, agora são vistos como uma planície.
Em Deus nos rejuvenescemos. E rejuvenescidos, temos forças para enfrentarmos os problemas com fé e esperança – jamais recuamos diante deles. Faremos como o atleta que corre sem se esmorecer na direção do prêmio que está à sua frente.
Não desista. Creia e espere em Deus e Ele fará de você um vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

PÁGINA INICIAL