sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONDUZIDO AO DESERTO


Texto:Êx. 13:18
“Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito”.
INTRODUÇÃO: O deserto é um lugar de escassez de água e alimentos, e geralmente apresenta um clima instável que durante o dia, o sol causticante chega a mais ou menos 50 graus, e à noite o frio chega a provocar geadas. Devido às bruscas oscilações climáticas, a infertilidade da terra e a escassez de água, o deserto sempre foi visto no contexto espiritual como um lugar de provações. E por incrível que pareça, o deserto foi um lugar a onde muitos personagens bíblicos tiveram que passar, mesmo que tenha sido por pouco tempo. Uns afim de cumprir alguma missão como Moisés, outros, porém, por motivos vários. Dentre eles, dois foram alvos de nosso estudo de hoje: O profeta Elias e Jesus Cristo. O primeiro foi ao deserto conduzido pelo medo das afrontas da ímpia Jezabel, o segundo, após ter sido batizado, foi conduzido pelo Espírito Santo para ser tentado por Satanás. Durante o pequeno período de tempo em que eles estiveram lá, tiveram que passar por situações desagradáveis que incluia duras provas como foi o caso de Jesus. Contudo, puderam contar com a providência de Deus que veio encontrá-los para trazer-lhes o socorro.
I – ELIAS NO DESERTO. I Reis 19:4 “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”.
VOCE ESTÁ EM UM DESERTO? O QUE TEM TE LEVADO A ESSE ESTADO DE ESPÍRITO?
1) – Força das circunstâncias: vv. 1-4
a) – Qual a circunstância tem levado você ao deserto?
- Um negócio mal feito
- Uma enfermidade
- Uma perseguição
2) – Desilusão: Elias ficou tão desiludido que pediu para si a morte.
a) – Qual fator tem contribuído para suas desilusões?
- Falta de fé
- Desânimo
- Decepção
II – JESUS NO DESERTO. Mc. 1:12 e 13 “ E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam”.
POR QUAIS MOTIVOS O MESTRE FOI CONDUZIDO AO DESERTO?
1) – Porque precisava ser provado em todas as áreas de sua vida.
III – O DESERTO PARA ELIAS E JESUS FOI TRANSFORMADO EM UM VERDADEIRO OÁSIS.
1) – Para Elias, serviu para:
- Que ele recobrasse suas forças. I Reis 19:6 “E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se”.
- Receber uma nova missão. “E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar” I Reis 19:15 e 16.
2) – Para Jesus:
- Foi à conquista de uma de suas primeiras vitórias sobre o inimigo.
- Marcou o início do seu ministério terreno.
CONCLUSÃO: Ao ser conduzido ao deserto desta vida, o cristão jamais pode imaginar que tudo está perdido; pois, por mais que o sofrimento pareça insuportável, no fim, tudo isso acabará em grandes bênçãos para a sua vida.
Ponte A. B. Jesus - TO. 12/02/10
Esboço do Sermão que preguei no culto de libertação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

PÁGINA INICIAL