quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FIM DO MUNDO EM 2012 – REALIDADE OU FICÇÃO?


Poucas pessoas demonstram interesse em se prepararem para o fim do mundo, no entanto, a maioria se preocupa em saber como e quando isso acontecerá. Os próprios discípulos de Jesus se preocuparam em saber quando seria o fim do mundo, quando perguntaram ao Mestre: “Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Mat. 24:3.

A preocupação de como o mundo findaria foi algo que incomodou também os descendentes de Noé. Os semitas que haviam povoado o vale da terra de Sinar, hoje Iraque, sabedores de que o mundo anterior a Noé havia chegado ao fim com uma grande inundação, e não dando crédito ao pacto que Deus havia feito com Noé (Gen.911) de que jamais destruiria o mundo com água, resolveram se prepararem para um possível dilúvio que acabaria trazendo o fim do mundo; para isso, começaram a construir uma cidade e uma torre que pudesse tocar aos céus; assim acreditavam que poderiam escapar de outro possível dilúvio. Assim, o mundo acabaria, mas eles não.

A preocupação com o fim do mundo e como seria esse processo levaram alguns religiosos e estudiosos a marcarem datas como: a volta de Jesus em 1844, o fim do mundo nos anos de 999 e 1.999. Muitos por não conhecerem a palavra de Deus e baseados nos agrafas, onde se diz: “Mil anos chegará, mas dois mil não interará”, começaram anunciar o fim do mundo para o ano de 1999. Agora recentemente, profissionais do cinema aproveitaram uma teoria Maia, para através do filme “2012”, tentar lucrar com a ingenuidade de muitos, ao abordar um tema sério, mas com idéias errôneas.

Segundo a Palavra de Deus, cremos que este mundo físico em que vivemos terá o seu fim por meio de um processo bastante diferente do que é ilustrado hoje nas telas dos cinemas.

Para alguns céticos o mundo acaba para quem morre, ou seja, para eles a história de que o mundo acabará um dia é pura fantasia. Para outros, digo estudiosos, o mundo será destruído pelo próprio homem. Seja qual for a ideologia humana, Deus já determinou quando e como Ele irá destruir este mundo. E isso acontecerá não somente com o globo terrestre, mas com todo o universo, inclusive os céus.

Como Deus dará cabo a este e outros planetas que formam o universo?
Existe na Bíblia uma seqüência de eventos sobrenaturais e naturais catastróficos que precederão o momento final. Não quero aqui pormenorizá-los, devido haver entre os evangélicos muitas linhas de interpretação escatológica, contudo, citarei alguns eventos que antecederão o fim do mundo. Para melhor entender transcrevo as palavras do próprio Jesus quando interrogado pelos seus discípulos, como segue: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará” Mt. 24:4-12.

Além desses sinais, acontecerão os seguintes eventos: Arrebatamento da Igreja, a grande tribulação, a vinda de Cristo em glória, prisão de satanás, a implantação dos mil anos de Paz na terra, o juízo final, condenação e lançamento dos ímpios, satanás e seus anjos no lago de fogo.

Esses foram os sinais e os eventos escatológicos que antecederão o fim do mundo, ou seja, que indicarão a proximidade do fim.

Quando isso se sucederá?
Pessoas do mundo inteiro se encontrassem com Jesus hoje, repetiriam a mesma pergunta dos discípulos dirigida a Jesus. Quando tudo isso vai acontecer?
A resposta seria: O tempo é incerto e nenhum ser humano pode prever data. O próprio Jesus disse: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” Mat. 24:36-39. Quando Jesus disse essas palavras, estava se referindo a sua volta, ou arrebatamento da Igreja, e não ao fim do mundo. Isso deixa claro que na seqüência de eventos finais não acontecerá o fim do mundo antes da volta de Jesus.

A outra pergunta é: Como se dará o fim do mundo? Olha o fim do mundo não irá acontecer da forma que muitos imaginam; o homem se autodestruindo. Se Deus é quem formou o universo, somente ele poderá trazer o seu fim. Por isso não precisa ninguém temer as bombas atômicas nas mãos de países que apóiam o terrorismo e nem com a forma do homem lidar com o meio ambiente, pois qualquer uma dessas coisas apenas agrava o sofrimento do planeta, mas, jamais o seu extermínio. Quem dará cabo de todo o universo será o Deus todo-poderoso. Eis o que as sagradas Escrituras têm registrado sobre esse dia:

O profeta Malaquias escreveu: “PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo”Mal. 4:1. Apóstolo Pedro em sua segunda carta disse: “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” II Pe. 3:7, 10 e 12.
Prezado leitor, esta é a verdade sobre o fim do mundo, o mais é especulação, produto do ceticismo e filosofias humanas. Por isso não se preocupe com datas e fórmulas para o fim do mundo; leia a Bíblia sagrada e ela te tornará sábio, capaz de discernir as coisas que Deus revelou ao homem.

2 comentários:

  1. MUITO BOM IRMAO FACA SEMPRE ASSIM DEUS TE ABENCOE

    ResponderExcluir
  2. erradamente estao a cruzar ciencia com religiao

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário

PÁGINA INICIAL